Logo CIH

Banner Topo

O QUE É HIDROINFORMÁTICA?


Originalmente publicado em UNESCO-IHE (Institute for Water Education). Traduzido e adaptado por Rafael González – Engenheiro Ambiental do Centro Internacional de Hidroinformática.

img materia


O termo foi introduzido pelo inventor do neologismo Prof. M.B. Abbott em 1992 , que em seguida, definiu-o como a “integração de hidráulica computacional com a inteligência artificial”.

Hidráulica Computacional é a fusão de métodos numéricos de matemática aplicada, hidrodinâmica e hidráulica. Esse conceito iniciou com a perspectiva de utilizar a modelagem e simulação matemática de maneira integrada a inteligência artificial, tornando uma ferramenta única. Porém, o significado evoluiu desde então.

Provavelmente, a definição mais consensual e atual seria “Praticar o melhor uso das tecnologias de informação para gerir a água no ambiente”. O termo "gestão" é usado aqui em sentido muito amplo: certamente não se limitam a compreensão comum de "prática de gestão da água".

De fato, a gestão, aqui, significa lidar com toda gama de informações, a partir de temas de engenharia, tais como: coleta, medição e interpretação de dados, passando pela elaboração de estratégias de gestão de bacias hidrográficas, incluindo estruturas de engenharia civil.

A hidroinformática também prevê o uso de modelagem (simulação) de qualidade das águas subterrâneas do rio, e os fluxos da água para prever eventos naturais (inundações), considerando ainda os impactos das atividades humanas no território.

Por outro lado, a hidroinformatica esta preocupada com a gestão da informação de maneira integral: - Os tomadores de decisão de hoje são numerosos e nem sempre da área de engenharia, além disso, eles não podem entender a linguagem da engenharia ou mesmo a argumentação técnica que ela prevê. Inversamente, os técnicos estão ainda muito longe de compreender o que é desejável para os tomadores de decisão (cidadãos, órgãos governamentais, ONGs, usuários de água, etc.).

Hidroinformática reune uma gama de ferramentas que, com base em tecnologias de informação, pode ser usada para explicar exatamente o que esses vários grupos desejam e como os engenheiros podem realizar esses desejos e, principalmente, o que várias realizações dessas podem impactar na sociedade.

Além disso, essas ferramentas permitem a participação das partes interessadas no processo de execução dos projetos e há exemplos de tal participação nos últimos anos. Assim, Hidroinformática é também sobre o movimento, o fluxo de informações, não só sobre o seu conteúdo, trata-se do coração no processo de comunicação da informação.

Aqui chegamos ao significado de um outro termo da definição acima. Entramos no domínio da retidão social, e também a ética, em sentido geral, bem como da ética de engenharia.

Hidroinformática tornou-se uma tecnologia em si, tecnologia muito específica, que pede determinado estado de espírito (ou cultura) e de conhecimento específico para praticá-la.

tb voltar