Logo CIH

Banner Topo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DE COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO WEB RÁDIO ÁGUA

RESUMO


Esse artigo apresenta o Planejamento Estratégico e de Comunicação da WEB RÁDIO ÁGUA, um projeto pertencente a uma das linhas de atuação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), que visa contribuir em um processo de comunicação e promoção do conhecimento acerca da temática água. Iniciado em 2007 por meio de uma iniciativa entre a ITAIPU Binacional e o CIH, em parceria com o Instituto Água Vida, a WEB RÁDIO ÁGUA atuava com um modelo comunicacional de transmissão de informações unidirecional, sem nenhuma interação com os seus públicos. No entanto, após a reavaliação das expectativas do CIH, uma redefinição do posicionamento estratégico foi necessária para reformular esse modelo. Com isso, a WEB RÁDIO ÁGUA passou a se constituir como um portal participativo de intercâmbio de informações e conhecimento, aliando conceitos de mediação pedagógica, aprendizagem colaborativa1 e web 2.02, com o propósito de fomentar a sociedade para a construção de cidadania e promoção da sustentabilidade.


1. INTRODUÇÃO


O Plano Estratégico e de Comunicação da WEB RÁDIO estabeleceu parâmetros para direcionar as ações da equipe, as parcerias e o desenvolvimento das ações, além de documentar o processo de consolidação do projeto, que teve início em 2007 e integra uma das frentes de atuação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH).
O Programa Piloto, iniciado pela ITAIPU Binacional em parceria com o Instituto Água Vida, foi implantado em março de 2007. Em setembro de 2008, após o “Taller de Construccion de Capacidades para la Implementación de Rádio Água Internacional”, os representantes de países da América Latina e Caribe manifestaram interesse em instalar uma unidade do projeto em cada país. Deste evento resultou o Protocolo da Radio Água Internacional, sob coordenação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) com apoio da UNESCO, por meio do Programa Hidrológico Internacional (PHI).
A fase inicial consistia exclusivamente na disseminação passiva de conteúdos informativos relacionados à temática água. A iniciativa era desenvolvida por uma equipe de jornalistas em um site que funcionava apenas como um canal de transmissão de conteúdos aos seus respectivos receptores, que buscavam as informações por iniciativa própria.
Entretanto, em 2010 houve a reavaliação das expectativas do CIH e, consequentemente, a reformulação do projeto. Para isso, foram contratados consultores da Radio Netherlands Training Centre (RNTC)3, um anexo da emissora internacional holandesa Radio Netherlands Worldwide. Mantendo, em parte, o escopo inicial, o projeto, sob a consultoria da RNTC, em conjunto com a equipe do CIH, foi reconfigurado. A WEB RÁDIO ÁGUA passou a ser um portal interativo integrando ferramentas proporcionadas pela tecnologia Web, utilizando técnicas da mediação pedagógica e aprendizagem colaborativa no exercício de sua função enquanto fonte de informações e integração de conteúdos e conhecimento.

 

2. OBJETIVOS


A WEB RÁDIO ÁGUA objetiva ser reconhecida na América Latina e Caribe como portal internacional, referência em informação e intercâmbio de conhecimento acerca da temática água, envolvendo tecnologia, energia e meio ambiente.
Para isso, o projeto trabalhará por meio da promoção da comunicação educativa e gestão do conhecimento através de um portal que integra ferramentas da web 2.0, estabelecendo um relacionamento com a Mídia, em especial a radiofônica, para veicular conteúdos informativos, técnicos e científicos, produzidos de forma conjunta entre os profissionais do projeto e públicos Especialistas, Áreas técnicas e Educadores.
Dessa forma, as ações focam na construção de um relacionamento aproximativo junto à Sociedade Civil, contribuindo para o processo de fomento de cidadania e sustentabilidade.


3. DESENVOLVIMENTO


3.1 METODOLOGIA


Para o desenvolvimento do Plano Estratégico e de Comunicação da WEB RÁDIO ÁGUA, foi estruturado o Mapa Mental, com seus respectivos fluxos de processos; o qual possibilitou identificar os pontos cegos, gerenciar as informações, áreas do conhecimento, concepções e conceitos do projeto. Por meio do Mapa Mental foi possível delimitar as ações do planejamento, de sua execução e os mecanismos de controle, viabilizando o estabelecimento da matriz de responsabilidades, do cronograma e a compreensão de todos os envolvidos no projeto de forma efetiva.
Estando ilustradas as frentes de atuação, os campos de controle e as relações entre cada uma das variáveis, o Mapa Mental proporcionou o estabelecimento de prioridades, adicionando o componente visual da organização dos elementos, o que potencializa as tomadas de decisão.


3.2 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO


O Plano Estratégico e de Comunicação da WEB RÁDIO ÁGUA compõe a nova configuração do projeto, a redefinição de seu posicionamento, a amplitude dos relacionamentos que serão estabelecidos, as ações estratégicas e de comunicação delineadas, tanto no âmbito regional (Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 34) quanto para o cumprimento do convênio firmado por meio do Protocolo Internacional para a expansão do projeto nos países da América Latina e Caribe, estabelecido junto ao Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO e à ITAIPU Binacional.
Desta forma, para a WEB RÁDIO ÁGUA evoluir do modelo unidirecional de comunicação (Emissor | Meio | Receptor) para um estilo comunicacional integrado, com maior participação de seus públicos, o desenvolvimento de uma Plataforma Web, contendo ferramentas como blog, fórum e wiki, alocados em um portal, associado à mediação pedagógica e comunicação educativa, começou a ser desenvolvido, a fim de obter um ambiente participativo de intercâmbio de informações e conhecimento para a construção de cidadania e promoção da sustentabilidade.
No entanto, para atingir essa mudança, observou-se a necessidade de se estabelecer um posicionamento estratégico melhor pontuado, o qual criasse diretrizes para organizar quais e como seriam configuradas as atividades necessárias para a execução deste modelo comunicacional integrado.
Nesta etapa, parâmetros básicos para a sustentação do projeto, como Missão e Visão, foram redefinidos; os “Princípios e Valores” passaram a se embasar em conceitos como credibilidade, cooperação e interatividade.  Além disso, a WEB RÁDIO ÁGUA delimitou novas “Metas” e “Objetivos Específicos”, as quais giram em torno da implantação do portal WEB RÁDIO ÁGUA no âmbito regional, América Latina e Caribe, capacitação de gestores multiplicadores e promoção da comunicação educativa e da gestão do conhecimento.


3.3 ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO


Tendo estabelecido o posicionamento estratégico, a WEB RÁDIO ÁGUA iniciou o processo de mapeamento e divisão em grupos específicos de públicos com os quais pretende interagir para a consolidação do projeto. Estrategicamente esses públicos foram divididos em quatro classes: Mídia, Especialistas e Áreas técnicas, Educadores e Sociedade Civil.
Seguindo uma “Matriz de Importância versus Influência”, onde foram pontuados os impactos diretos e o poder de influência que os públicos exercem, estes respectivos públicos foram categorizados em três instâncias. A “Mídia” aparece como primeira instância de público estratégico em função de sua capilaridade no compartilhamento dos conteúdos produzidos. Os “Especialistas e Áreas técnicas” e, “Educadores” foram diagnosticados como segunda instância, por sua capacidade de coproduzir conteúdos e gerar pautas; e, a Sociedade Civil foi caracterizada como terceira instância estratégica, pois, embora seja o alvo das ações desenvolvidas, seu poder de influência junto aos processos da WEB RÁDIO ÁGUA é relativamente baixo.
A partir de então, foi definida a macro-estratégia de atuação e os segmentos por público-alvo, as quais englobam integrar parcerias e alianças institucionais e estabelecer uma rede de transferência mútua de conhecimento e a capacitação de multiplicadores.
Com a Mídia, em especial a radiofônica, a WEB RÁDIO ÁGUA trabalhará com matérias de alto padrão de conteúdo, asseguradas por fontes legítimas e formatadas em uma linguagem educativa, sem descaracterizar o cunho jornalístico do conteúdo. Ampliando a capilaridade de disseminação dos conteúdos produzidos e contribuindo, de forma indireta, para a capacitação dos profissionais de mídia para o desenvolvimento da comunicação educativa.
Em relação aos Especialistas, às Áreas Técnicas, aos Educadores e à Sociedade Civil, o projeto irá constituir uma relação participativa, promovendo a produção e coprodução de conteúdos científicos, técnicos e informativos para suporte e contribuição em suas atividades e/ou vida cotidiana.


3.3 METODOLOGIA DE ATUAÇÃO


A Metodologia de Atuação da WEB RÁDIO ÁGUA instituiu os procedimentos adotados para direcionar a produção jornalística, assim como, o modo para consolidação de parcerias junto aos públicos estratégicos. Nela foram definidos: “Parâmetros de Forma e Conteúdo”; “Consolidação de Parcerias”; “Capacitação e Colaboração”; e “Replicação de Conteúdos”.
Os “Parâmetros de Forma e Conteúdo” do material jornalístico obedecerá a um padrão comunicativo que possibilite interatividade entre os públicos, diferentemente do modelo anterior (unidirecional). Para isso, as produções jornalísticas passam a ser construídas seguindo as especificidades de estilo da comunicação educativa5 e jornalismo de desenvolvimento6, como, por exemplo, a personalização, a narratividade e a interdisciplinaridade.
Além de produções jornalísticas, a WEB RÁDIO ÁGUA também prevê a criação de dois tipos de materiais especiais: os seriados e os bibliográficos. Estes materiais compreendem um volume de conteúdos relacionados por uma mesma abordagem ou assunto. O material bibliográfico caracteriza-se como uma série de matérias em que os conteúdos jornalísticos de uma mesma temática, apresentam-se de forma documental, por meio da transcrição de estudos, pesquisas, fatos, relatos e testemunhos. Já o material seriado tem caráter de entretenimento educativo, estando formatado como uma rádio novela e/ou uma minissérie, com foco voltado à narrativa de fatos cotidianos que abordam a temática água de forma despretensiosa, mas sem perder a profundidade do assunto.
Dentre a metodologia instituída, a “Consolidação de Parcerias”, visa, de forma construtiva, criar um relacionamento aproximativo junto aos públicos, inspirando o sentimento de pertencimento no projeto da WEB RÁDIO ÁGUA.
Dentro dessa diretriz duas frentes de atuação estão planejadas. A frente “integração” refere-se ao processo de apresentação do projeto por meio do envio do Mídia Kit contendo um press release 7, a compilação de materiais jornalísticos como uma primeira mostra dos conteúdos desenvolvidos e a apresentação institucional do projeto, além do contato mediado e visita programada em casos específicos. A outra frente de atuação, chamada de “acesso às informações”, será utilizada para promover o intercâmbio de informações consolidadas entre a WEB RÁDIO ÁGUA e seus respectivos públicos estratégicos. Nessa etapa, o intercâmbio de informações e a linguagem do conteúdo produzido serão adequados à realidade local.
Como parte do processo de “Consolidação de Parcerias”, determinados públicos serão capacitados e estimulados a colaborarem para a criação de uma rede de integração de conhecimento. Para isso, workshops somados a um manual comunicacional irão tratar dos aspectos técnicos e conceituais para a construção de uma comunicação que favoreça a participação da Sociedade Civil e o acesso à informação e à educação acerca da temática água.
Por fim, a “Replicação dos Conteúdos” gerados e a propagação desses serão realizadas de duas formas: ativa e passiva. A divulgação ativa ocorrerá por meio do envio dos conteúdos jornalísticos , aos mídias, formatado em uma linguagem educativa, com o intuito de fomentar produção por parte dos veículos de comunicação, em especial os radiofônicos. Já a replicação passiva ocorrerá via plataforma Web, no qual as Mídias terão à disposição conteúdos científicos, técnicos e informativos prontos para veiculação; e, os outros públicos que mantenham relacionamento com a WEB RÁDIO ÁGUA também terão acesso.


3.4 – PLATAFORMA WEB


Os esforços e produções da WEB RÁDIO ÁGUA estarão concentrados em sua plataforma Web, cujo objetivo é consolidar seu posicionamento e expandir suas atividades no espaço virtual. A plataforma da WEB RÁDIO ÁGUA compreende: um Site; espaços para debate em Fórum; perfis de Blog; ligações com as Redes Sociais; e uma enciclopédia Wiki. Esse conjunto de subprojetos reflete a Imagem e a Identidade do projeto, enquanto portal internacional, referência em informação e intercâmbio de conhecimento acerca da temática água, envolvendo tecnologia, energia e meio ambiente.
O Site detém uma estrutura que associa os demais subprojetos (Fórum, Blog, Redes Sociais e Wiki. Nele, os conteúdos estão segmentados por “Técnicos e Científicos” e, “Informativos”, possibilitando o download de conteúdos e/ou a tecnologia streaming (ouvir, ler e/ou ver no próprio ambiente do site). A segmentação dos conteúdos, embora mediados, referem-se ao maior ou menor grau de profundidade da temática tratada.
O Fórum compõe uma ferramenta interativa da plataforma para promover debates, potencializando o compartilhamento de opiniões. Estrategicamente, o Fórum ampliará as redes de relacionamento abrindo espaço para discussão, coprodução e geração de pautas e novos conteúdos. Já o Blog, além ampliar as redes de relacionamento, tem como diferencial a possibilidade de cada internauta, na qualidade de Moderador, construir seu perfil usufruindo a plataforma da WEB RÁDIO ÁGUA, podendo criar e publicar conteúdos de forma independente.
Enquanto meios de inter-relação e alta difusão de conteúdos, as Redes Sociais são importantes veículos para promover a interação com os públicos, principalmente com os membros da Sociedade Civil, Fundações, ONGs e outras instituições. Tendo isto em vista o crescimento das Redes Sociais na América Latina, e a importância estratégica deste cenário, foram definidos o Facebook, o Orkut, o LinkedIn, o Twitter e o YouTube como ações integrantes das estratégias de comunicação da WEB RÁDIO ÁGUA.
Por fim, dentre as ferramentas que compõem a Plataforma Web, a Wiki será a enciclopédia digital acerca da temática água; permitirá aos usuários habilitados criar e editar documentos coletivamente gerando fontes de pesquisa e referencial bibliográfico.
Por meio da plataforma Web, a WEB RÁDIO ÁGUA fomentará um espaço onde o conhecimento se torna uma rede interligada pela troca de informações, oferecendo a possibilidade da construção da aprendizagem colaborativa entre os públicos participantes.


4 RESULTADOS PRELIMINARES


Mediante o reposicionamento estratégico da WEB RÁDIO ÁGUA, findado o Planejamento Estratégico e de Comunicação, sua reconstrução dá-se como um processo evolutivo, no qual, os primeiros passos para sua consolidação começaram a ser dados. As primeiras visitas em seu campo de atuação, a construção da marca e da identidade visual, a programação da base tecnológica da plataforma Web, são ações já iniciadas, algumas contínuas e outras em fase de conclusão.
Em relação à atuação, a WEB RÁDIO ÁGUA inicia de forma pontual. A área delimitada para suas primeiras atividades compõe a mesma na qual boa parte dos projetos desenvolvidos pela ITAIPU Binacional, pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e pelo Observatório de Energias Renováveis integram: são os 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3.
Nesta área, uma série de projetos voltados ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico são desenvolvidos por Especialistas e Áreas Técnicas, envolvendo Sociedade Civil, Educadores e Mídia. O que faz desta região um ponto estratégico inicial para as atividades da WEB RÁDIO ÁGUA. Sucessivamente diversos projetos serão abordados para integrar as ações de relacionamento e participação ativa junto à plataforma da WEB RÁDIO ÁGUA. Além dos primeiros contatos com os projetos e municípios, paralelamente, as ações com as nações que integram o Protocolo Internacional também já iniciaram.


5 CONCLUSÃO


O Plano Estratégico e de Comunicação da WEB RÁDIO ÁGUA possibilitou o detalhamento das diretrizes em busca da consolidação do projeto enquanto portal internacional, referência em informação e intercâmbio de conhecimento acerca da temática água, envolvendo tecnologia, energia e meio ambiente. Por meio dele, foi possível mapear pontos cegos e identificar oportunidades, além de possibilitar a criação de mecanismos de relacionamento, acompanhamento e execução do projeto. Permitiu uma visão integrada de todo o processo de redefinição do posicionamento estratégico, do novo modelo comunicacional e implantação da plataforma Web.
Desta forma, a gestão do conhecimento em torno do Plano Estratégico e de Comunicação da WEB RÁDIO ÁGUA norteia as relações institucionais e interpessoais, além de todo o processo de implantação dos conceitos de mediação pedagógica e aprendizagem colaborativa na construção da plataforma que objetiva ser o portal referência em informação e intercâmbio de conhecimento acerca da temática água.


Autores:

Fagner Bitencourtt de Oliveira | Analista de Sistemas

Robson Carvalho Turcato | Relações Públicas

Willbur Rogers de Souza | Jornalista


Originalmente publicado na edição 2010 do KM Brasil