Logo CIH

Banner Topo

PAINEL INTERNACIONAL WEB RÁDIO ÁGUA

img materia


O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e o Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco promoveram, nessa quarta-feira (21), no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a abertura do Painel Internacional Web Rádio Água. O evento aconteceu às vésperas do aniversário de cinco anos da Rádio Água, celebrado nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água. O encontro segue até esta quinta e tem como objetivo debater ações de educomunicação com foco na sustentabilidade e cidadania.

O portal on-line, criado numa parceria do Centro Internacional de Hidroinformática e do Programa Hidrológico Internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com apoio da Itaipu da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), dissemina conteúdos informativos e pedagógicos sobre gestão das águas.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; do representante do diretor-geral paraguaio, Francisco Lanik; dos diretores de Coordenação da Itaipu do lado brasileiro, Nelton Friedrich, e paraguaio, Diana Garcia; do superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo; e dos coordenadores do Centro Internacional de Hidroinformática, Cícero Bley Jr e Ana Carolina Gossen Siani.

Zelmira May, secretária do Programa Hidrológico Internacional da Unesco para a América Latina e o Caribe, também participou da abertura, falando sobre a importância da plataforma. “É um trabalho conjunto, que colabora no desenvolvimento de uma região ampla“, comentou.

Para Jorge Samek, a possibilidade de compartilhar conhecimento é o ponto mais positivo da ferramenta. “A Itaipu é uma usina de energia e de conhecimento, mas sabemos que é só por meio do debate e da disseminação desse conhecimento que nosso trabalho terá valor”, disse o DGB.

Após os discursos de abertura, o coordenador brasileiro do Centro Internacional de Hidroinformática falou sobre o perfil da Web Rádio Água e contou a história do projeto, que, hoje, já ultrapassou os 25 mil visitantes.

Cícero Bley contou a trajetória do projeto: “Nossa proposta é encontrar uma linguagem que agrade o público, para difundir informações ao maior número de pessoas possível. Queremos nos tornar um site de conteúdos com significância na rede”, disse Cícero Bley.

Durante o evento serão apresentadas diversas práticas de educomunicação espalhadas pelo Brasil e pela América Latina, com a participação do professor e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, Ismar de Oliveira, tido como um dos principais nomes da educomunicação no país.

Ocorrerá também o debate acerca do Programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que trata de desenvolvimento tecnológico, capacitação, comunicação e difusão de informações em gestão integrada de recursos hídricos, somado às expectativas para a Rio+20.

tb voltar