Logo CIH

Banner Topo

CIH promove Workshop sobre ferramentas livres de Geoprocessamento na Cemig

 

Entre os dias 30 de março e 1º de abril, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) promoveu, na sede da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em Belo Horizonte (MG), um workshop sobre ferramentas livres aplicadas ao Geoprocessamento. 

 

sitec2

Workshop foi realizado entre os dias 30 de março e 1º de abril, em Belo Horizonte (MG).

 

Durante o encontro, o analista de Geoprocessamento, Newmar Wegner, demonstrou o funcionamento de funções básicas do QGIS - um software livre considerado referência na temática - abordando assuntos como projeção cartográfica, referencial geodésico e layout de mapa. Em sua participação, ele também citou ferramentas que integram o QGIS com o Banco de Dados Geográfico PostgreSQL + Postgis, explicando conceitos de organização e importação de dados. 


No segundo dia, o bolsista Cassiano Peres trouxe conceitos de Business Intelligence (BI) e GeoBI, além de recursos da ferramenta de ETL (extração, transformação e carga de dados) espacial GeoKettle e seus recursos externos. Na apresentação “Catálogo de Metadados GeoNetwork”, ele fez uma breve introdução sobre metadados espaciais, ressaltando suas características e importância na composição de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE). “Mostramos os esquemas de metadados utilizados no GeoNetwork, assim como o Perfil de Metadados Geoespaciais Brasileiro (MGB), utilizados no desenvolvimento da IDE Cemig”, explicou.

Outro representante do Centro no Workshop foi o analista de sistemas Fagner Oliveira. Ele explicou, passo-a-passo, os processos de instalação e configuração das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), além do Servidor de Mapas Geoserver. “Apresentamos os métodos de publicação de dados no Geoserver. Para isso foram utilizados dados do setor elétrico, tais como linhas de transmissão e localização geográficas de usinas geradoras de energia a elétrica”, complementou. Ele ainda apresentou as funcionalidades SLD (Style Layer Descriptor) que permitem definir atributos visuais, criar legendas e regras de visualização baseadas no nível de zoom.

Geoportal

Em parceria com a Cemig e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o CIH está desenvolvendo o projeto Projeto P&D 3763/GT567 - GeoPortal CEMIG - SIG corporativo baseado em IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais). Este tipo de infraestrutura auxilia na utilização, descoberta e compartilhamento de dados geoespaciais por meio de um ambiente dinâmico, formado por um conjunto de políticas, tecnologias, serviços, pessoas e acordos. A utilização de uma IDE permite, de modo fácil, cômodo e eficaz o acesso aos dados geográficos de uma instituição seja ela pública ou privada, de nível municipal, estadual ou federal. Isso é válido tanto para produtores quanto consumidores destes dados.