Logo CIH

Banner Topo

CIH e parceiros estão desenvolvendo geoportal para a Cemig

 

O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), está desenvolvendo o projeto “Geoportal Cemig”, que utilizará um sistema de informações geográficas baseado em IDE (Infraestruturas de Dados Espaciais).

 

cihtelasitecih

Equipe do projeto se reuniu durante a 12ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (LATINOWARE).

 

 

Este tipo de infraestrutura auxilia na utilização, descoberta e compartilhamento de dados geoespaciais por meio de um ambiente dinâmico, formado por um conjunto de políticas, tecnologias, serviços, pessoas e acordos. A utilização de uma IDE permite, por exemplo, que uma organização economize recursos pois reutiliza melhor os dados geoespaciais.  

 

O projeto foi tema da palestra ministrada por Italo Lopes (UFV) durante a 12ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (LATINOWARE). No período, a equipe do projeto também se reuniu no PTI para apresentar resultados e entregas.

 

A IDE a ser especificada e desenvolvida para a Cemig será desenvolvida pelo CIH com ferramentas de software livre. O intuito é reduzir custos durante o desenvolvimento, além de auxiliar na manutenção, replicação e organização dos fluxos de dados geoespaciais.