Logo CIH

Banner Topo

CIH entrega base de dados geográficos para Prefeitura de Nova Aurora


 

No início deste mês, técnicos do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) apresentaram um portfólio de ferramentas de geoprocessamento para representantes da Prefeitura de Nova Aurora. Além disso, foi entregue uma base de dados e mapas com informações relacionadas às bacias, hidrografia, hipsometria e uso do solo no município.

 

SitePTI2

 

Como encaminhamento da trabalho, o CIH propôs a realização de um treinamento em geoprocessamento e o desenvolvimento de uma ferramenta web. Os dois itens poderão ser contemplados num futuro convênio que agora está sendo analisado pelos gestores municipais.

 

A possibilidade da parceria surgiu após uma visita dos representantes do município do Oeste do Paraná ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI) no início deste ano. Na ocasião, além de conhecerem as ações desenvolvidas na instituição, comentaram de uma necessidade, que pode ser suprida com a expertise do CIH. “Os técnicos da prefeitura, em conjunto com o vice-prefeito, realizaram um mapeamento temático de estradas municipais utilizando o software Google Earth, classificando-as quanto ao tipo e cobertura. Agora eles gostariam de publicar essas informações via web”, explicou o analista ambiental do CIH, Alisson Rodrigues.