Logo CIH

Banner Topo

CIH ganha destaque nas ações de Ecohidrologia da UNESCO

As iniciativas em Ecohidrologia realizadas pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (PHI-UNESCO) foram apresentadas em uma das sessões do 7º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado na Coreia do Sul. Durante o encontro, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) - instalado no Parque Tecnológico Itaipu - foi oficialmente convidado a ser um importante parceiro estratégico das ações do PHI. A atuação do Centro será no desenvolvimento de um sistema de gestão das informações de ações de ecohidrologia promovidas pelo mundo.

 

cih

 

Reunião de alinhamento para desenvolvimento da Plataforma de Ecohidrologia para o PHI-UNESCO. Na foto, da direita para esquerda, Marcelo Gaviño, coordenador do programa de Ecohidrologia do PHI-UNESCO para América Latina, Giuseppe Arduino, coordenador do Ecohidrologia do PHI-UNESCO, Rafael González, gerente do CIH e Willbur Souza, analista de comunicação do CIH.

 

 

De acordo com Giuseppe Arduino, coordenador das ações de Ecohidrologia no PHI-UNESCO, a ideia do sistema surgiu após decisão da equipe técnica composta por especialistas no assunto de todo o planeta. “Com a ferramenta iremos reunir, em um só local, informações das diversas práticas de ecohidrologia que vêm sendo realizadas no mundo, permitindo uma análise técnica de cada iniciativa”, comentou.

 

Arduino também destacou a importância da parceria com o Centro Internacional de Hidroinformática como desenvolvedor da Plataforma. “O CIH é um centro de categoria 2 que está sob os auspícios do PHI-UNESCO. Mas, mais do que isso, o centro possui muitos projetos e produtos desenvolvidos de forma similar que certificam a muita experiência deles”, afirmou.

 

Para Blanca Jimenez-Cisneros, diretora da Divisão de Águas e secretária do PHI-UNESCO, as ações de ecohidrologia estão ganhando ainda mais destaque com o fortalecimento dos Centros e das Cátedras espalhadas pelo mundo. “Os Centros e as Cátedras têm papel fundamental, porque dão todo o suporte ao PHI-UNESCO, além de desenvolver e incentivar a realização de ações em prol da gestão sustentável dos recursos hídricos”, pontuou.

01Reuniaoforum

 Reunião da equipe técnica do programa de Ecohidrologia do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO que está definindo os critérios técnicos para inclusão das práticas na plataforma

 

 

Ecohidrologia é a ciência que estuda a integração entre a água e o conjunto de organismos de um habitat particular para encontrar soluções diante dos problemas existentes dentro de um ecossistema. O tema é uma das seis áreas temáticas presentes no Planejamento Estratégico da oitava fase do PHI-UNESCO, que delimita as ações a serem executadas até 2021.

 

A Plataforma de Ecohidrologia, já em desenvolvimento pelo CIH, será lançada oficialmente pelo PHI-UNESCO durante a Conferência Mundial de Ecohidrologia, que será realizada no mês de setembro, em Lyon.