Logo CIH

Banner Topo

Estágio Vivencial: acadêmicos passam por capacitação em Geoprocessamento


O Centro Internacional de Hidroinfomática (CIH) finalizou neste sábado (27) mais uma etapa da capacitação em Geoprocessamento oferecida para acadêmicos de Ciência da Computação de faculdades da região. A atividade faz parte do Programa de Estágio Vivencial do Centro, promovido a cada três meses com aulas práticas e teóricas de acordo com os temas de interesse pedagógico da instituição.

 

estagioAtividade faz parte do Programa de Estágio Vivencial do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH)

 

Durante a capacitação os acadêmicos conheceram as funcionalidades de duas tecnologias de software livre: o GeoServer - um servidor de mapas que disponibiliza dados geográficos que podem ser utilizados por aplicações Web e Desktop; e o OpenLayers – uma ferramenta que permite a exibição de mapas e dados geográficos numa página web.


A atividade tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre estas geotecnologias na região, que ainda carece de um corpo técnico na área. “Esta proposta partiu da constatação de que hoje não temos um corpo técnico no mercado da região. Temos muita dificuldade em encontrar profissionais já capacitados e que possam atuar de maneira direta no Centro. Por isso procuramos dentro da universidade pessoas interessadas em participar desta experiência e vivenciar todo o ambiente da empresa”, destacou Rafael Gonzalez, gerente do CIH.

Durante o estágio vivencial, os estudantes participam gratuitamente de cursos relacionados a temas como Geoprocessamento Aplicado a Recursos Hídricos e Desenvolvimento de Sistemas. “Após a capacitação aqueles que se interessarem podem participar de estágios voluntários, e, para os que se destacam neste período, buscamos oportunidades no CIH, seja como estagiário, bolsista ou funcionário”, completou Gonzalez.

Mais informações sobre o Estágio Vivencial do Centro Internacional de Hidroinformática podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.." style="font-family: 'trebuchet ms', geneva; font-size: 12pt; line-height: 1.3em;">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..