Logo CIH

Banner Topo

CIH aprova projeto de P&D com a CEMIG

 


O Centro Internacional de Hidroinformática, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), aprovou um projeto de pesquisa e desenvolvimento com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) por meio no Edital 15/2012 – Pesquisas na área do Setor Elétrico. Denominado “Implantação do Geoportal CEMIG baseado em Infraestrutura de Dados Espaciais”, o projeto irá desenvolver uma metodologia para implantação de Infraestruturas de dados espaciais por meio de uma Plataforma de Gestão Territorial em Software Livre.

 

 

get archive 1

Figura esquemática que mostra como será desenvolvido o GeoPortal CEMIG baseado em uma Infraestrutura de Dados Espaciais

 

A reunião de início do projeto foi realizada nesta sexta-feira (12) na sede da CEMIG, em Belo Horizonte. Participaram do encontro Carlos Alberto Moura, da Gerência de Soluções de Tecnologia da Informação da CEMIG e Gerente do Projeto, Jugurta Lisboa Filho, professor da UFV e Coordenador do Projeto, Rafael González, gerente do Centro Internacional de Hidroinformática, além de técnicos das instituições.

 

A proposta consiste na criação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), que é um mecanismo de armazenamento, organização e disponibilização de dados geográficos aplicados a geração, transmissão e distribuição de energia. Esta IDE servirá de base para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Territorial Web utilizando Software Livre denominado GeoPortal CEMIG. Esse sistema fornecerá informações que auxiliarão a tomada de decisões na área de atuação da empresa e poderá ser replicado em empresas do Setor Elétrico.

 

De acordo com Rafael González, gerente do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), a parceria reflete exatamente o que é uma proposta de P&D. “O projeto concilia a experiência acadêmica da UFV com a expertise em desenvolvimento de sistemas do Centro”, comentou. Para o gerente do CIH, o projeto tem tudo para ser replicado em outras empresas do setor elétrico. “A proposta contempla a implantação de uma série de metodologias, tecnologias regras e políticas de uso de dados geográficos que podem facilitar as atividades de gestão da CEMIG”, afirmou.

 

O projeto, previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2016, será dividido em 4 etapas: i) Análise da estrutura existente; ii) Desenvolvimento da metodologia de Infraestrutura de Dados Espaciais da CEMIG; iii) Desenvolvimento do GeoPortal utilizando a IDE; e iv) capacitação dos técnicos da empresa.


Além da CEMIG, da UFV e do CIH, são parceiras do projeto: Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu.