Logo CIH

Banner Topo

Centro Internacional de Hidroinformática tem artigo publicado em revista científica

 

Um artigo científico produzido pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) está publicado nas páginas da nova edição da Revista de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Ciências Ambientais. A revista é elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e considerada a terceira melhor do País de acordo com o ranking de qualificação da CAPES.

 

 

DMA 

 

O artigo publicado retrata o trabalho desempenhado pelo CIH na utilização de ferramentas livres para gestão territorial do nexo Água-Energia, consideradas de suma importância para a preservação dos recursos naturais, conforme explica a analista ambiental Renata Saviato Dias:

 

 

“Compreender a situação das águas e a gestão é uma questão muito importante, visto que a água é um pilar essencial para o desenvolvimento econômico, principalmente no Brasil que tem a matriz energética baseada na hidroeletricidade. Outro ponto importante é que a água também é matéria-prima para diversas cadeias de produção e são estes processos que permitem a evolução brasileira no âmbito tecnológico, científico e econômico. Para essa evolução, ela explora excessivamente os recursos naturais, e por isso, a preservação dos recursos hídricos se torna primordial para que se mantenha um montante de água com qualidade para consumo humano, para abastecimento da agricultura e de indústrias, e também para atender às próprias demandas requeridas pelos ecossistemas naturais”.

 

 

Chancelado pela UNESCO como Centro de Categoria 2, o CIH realiza o registro de informação em bases de dados geográficas e os apresenta em mapas interativos por meio de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Web. Como case abordado no artigo está a bacia hidrográfica do São Francisco Verdadeiro, integrante do Programa HELP da UNESCO.

 

 

A revista Revista de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Ciência Ambientais tem como foco central a discussão de problemáticas que se inscrevam na intersecção entre sociedade e natureza. A publicação está disponível gratuitamente em formato digital no site http://www.ser.ufpr.br/.