Logo CIH

Banner Topo

Foz do Iguaçu irá sediar 15a edição da Cúpula de Informações sobre a Água

 

 

Foz do Iguaçu prepara-se para sediar, entre os dias 28 e 30 de julho, a 15a edição da “Water Information Summit (WIS)”, encontro internacional que busca desenvolver questões relacionadas à água através da promoção e do compartilhamento de informações e boas práticas. Nesta edição, o destaque fica por conta das temáticas: Água e Energia, Modelagem Hidrológica, Ecohidrologia e Sistemas de Informações Geográficas em Software Livre Aplicados aos Recursos Hídricos.

WIS15CIH

O evento é organizado pelo WaterWeb Consortium - comunidade global que reúne entidades ligadas  aos recursos hídricos e também pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). O encontro será realizado no Parque Tecnológico Itaipu e conta com apoio da Itaipu Binacional, Florida International University (FIU), United States Agency for International Development (USAID), Florida Atlantic University (FAU) e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

 

 

“O objetivo do evento será desenvolvido a partir de quatro premissas: primeiramente, buscando melhorar as formas de obtenção das informações sobre a água. Segundo, como melhorar a comunicação sobre a água para as pessoas que a necessitam, estamos falando de tomadores de decisões, profissionais, comunidade e o público geral. Em terceiro lugar, como melhorar a qualidade da informação. Saber como detectar dados e informações equivocadas, aprendendo novas práticas relacionadas à gestão da água. Tudo isso no contexto em que haja utilidade prática para diferentes pessoas que tenham acesso à esta informação. E o quarto objetivo é poder trocar ideias sobre ferramentas relacionadas com a gestão da água” explicou Maria Donoso, diretora do GLOWS (sigla em inglês que significa em tradução literal Águas Globais para a Sustentabilidade) e vice presidente do WaterWeb Consortium.

 

 

Na programação estão inclusas as participações de especialistas da América do Sul, América do Norte, América Central e Caribe. Além da apresentação de estudos de caso de outros continentes, entre eles, a África e a região do Cáucaso – fronteira entre a Europa e a Ásia.

 

Representantes da República da Geórgia devem apresentar um dos projetos de preservação de bacias hidrográficas do programa GLOWS, liderado pela Universidade Internacional da Flórida, que está sendo desenvolvido na região. O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) também irá apresentar sua atuação no desenvolvimento de sistemas de gestão teritorial web em software livre a partir do contexto do nexo Água e Energia.

 

 

De acordo com Maria Donoso, o evento é uma boa oportunidade para estudantes e profissionais do setor “haverá uma série de painéis e apresentações de especialistas internacionais com temáticas muito atuais e interessantes que darão aos estudantes a oportunidade de aprender muito. Já os profissionais poderão conhecer novas ferramentas, não só ferramentas da internet ou modelos, mas também sobre gestão da informação e recursos hídricos. Aos tomadores de decisões, eles irão interagir com especialistas internacionais que estão apoiando a gestão dos recursos hídricos através dessas novas ferramentas e metodologias. Esperamos que o ponto alto do evento seja o intercâmbio e a colaboração de informações aos gestores da água” pontuou.

 

 

Também estarão presentes representantes do Programa Hidrológico Internacional (PHI), Instituto Caribenho para a Meteorologia e a Hidrologia de Barbados, Comitê Intergovernamental dos Países da Bacia do Prata, Programa Erasmus Mundus, GLOWS, Agência Nacional de Águas (ANA) e Itaipu Binacional. O evento será aberto ao público e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 07 de julho pelo site www.waterwebconsortium.com/wis15.