Logo CIH

Banner Topo

CIH REPRESENTARÁ BRASIL E PARAGUAI EM ENCONTRO DA UNESCO

 

Nos dias 28 e 30 de abril, o Centro Internacional de Hidroinformática apresentará o projeto “Sistema de Base de Dados Integrado” durante o encontro “Taller del Proyecto IFI-FRIEND”, no Panamá . O encontro faz parte das ações dos programas FRIEND e IFI, iniciativas do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO que tratam sobre análise hidrológica e respostas a riscos de inundações nos países da América Latina.

 

SistemadeDados

 

Analista de sistema irá apresentar projeto "Sistema de Base de Dados Integrado"

 

Durante os três dias de atividades, serão apresentados os resultados dos projetos IFI e FRIEND, juntamente com a elaboração de novas estratégias de atuação na área de análise hidrológica e de inundações.

 

O Sistema de Base de Dados Integrado, em fase de desenvolvimento, contém as informações dos centros da UNESCO, permitindo o acesso às instituições que possuem os dados hidrológicos de cada país participante, como da Agência Nacional de Águas no Brasil, por exemplo. Durante a reunião, o analista de sistemas do CIH, Fagner Bitencourtt de Oliveira, irá apresentar as funcionalidades existentes na ferramenta, e as próximas etapas previstas de desenvolvimento.

 

De acordo com o Analista de Sistema, o grande desafio do CIH é encontrar uma forma de concentrar e, posteriormente, exibir dados hidrológicos. Para isso, a ferramenta, desenvolvida em software livre, terá um mecanismo descentralizado de armazenamento dos dados, mantendo a autonomia de cada país sobre suas informações hidrológicas. Uma vez implantado o sistema, cada país poderá alimentar sua própria base de dados e, posteriormente, disponibilizar estes dados para consulta.

 

“Uma vez que esse software vai ser desenvolvido e disponibilizado em software livre, é possível que seja realizada auditoria de código para que não se tenha nenhuma dúvida que o software está  provendo dados de forma indevida”, comentou.

 

O encontro reunirá doutores, professores, estudantes e representantes de instituições de ensino, além de vários profissionais especialistas em análise hidrológica da América Latina.