Logo CIH

Banner Topo

CIH PROMOVE CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO

 

Aproximadamente 30 acadêmicos e profissionais participaram de uma capacitação em Geoprocessamento no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A atividade é um dos pré-requisitos do Estágio Vivencial 2014 do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e será realizada de maneira contínua a cada três meses com aulas práticas e teóricas com a ementa desenvolvida de acordo com os interesses pedagógicos do Centro.

 

capacitacao geocih interna

 

De acordo com o analista ambiental do CIH, Alisson Rodrigues, a capacitação é importante para disseminar estes conhecimentos na região. “Faz parte dos objetivos estratégicos do CIH capacitar os integrantes da comunidade científica regional neste tema. O cruzamento de informações geográficas possibilita a gestão territorial e é fundamental para tomadas de decisões, assim como na elaboração de planejamentos urbanos e rurais”, destacou.

 

Introdução ao sensoriamento remoto, noções teóricas de geoprocessamento, cartografia, sistemas informações geográficas e aplicações práticas do Cadastro Técnico Multifinalitário estão entre os assuntos abordados durante a capacitação, que é realizada totalmente com a utilização de softwares livres.

 

capacitacao geocih interna2 

 

“O geoprocessamento é importante para fazer planejamento ambiental e planejamento do território. É uma atribuição do engenheiro ambiental e uma área que gosto bastante e gostaria de atuar”, destacou Dalva Mocinski, estudante do 9º período de Engenharia Ambiental e uma das participantes do capacitação.

 

A formação atende aos objetivos do CIH, criando capacidades em geotecnologia para proporcionar desenvolvimento técnico regional aplicado à gestão de recursos hídricos e energias renováveis. 


Estágio Vivencial 2014

 

O Estágio Vivencial do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) tem como objetivo capacitar alunos em geotecnologia visando o desenvolvimento técnico regional para gestão da tecnologia aplicada na gestão de recursos hídricos e energias renováveis