Logo CIH

Banner Topo

Sistemas de Informação Geográficas do CIH são destaques em evento da UNESCO no Chile


As soluções tecnológicas para gestão territorial desenvolvidas pelo Centro Internacional de Hidroinformática foram destaque no 1º Congresso de EcoHidrologia para América Latina e Caribe, em Santiago, Chile. Ao todo foram três apresentações realizadas durante o evento, organizado pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, que reuniu estudantes, pesquisadores e gestores de diferentes áreas de mais de 8 países.

itaipu


A engenheira ambiental Andressa Coutinho da Silva apresentou o portifólio de Sistemas de Informação Geográficas (SIG) na Web utilizando Software Livre desenvolvidos pelo CIH, em especial o Sistema de Gestão de Bacias Hidrográficas para o Programa HELP da UNESCO.

“Nossas ferramentas para a gestão territorial no nexo água e energia levantaram interesse dos pesquisadores. Com a pesquisa, eles geram muitas informações, muitos dados, que com nossas ferramentas podemos organizar, permitindo um melhor aproveitamento para gestão e tomada de decisões”, comentou.

De acordo com a engenheira, o saldo do Congresso foi positivo, porque possibilitou ampliar o conhecimento sobre EcoHidrologia e também para troca de experiências que podem ser replicados em outros projetos do CIH.

Além dos sistemas web desenvolvidos, o Centro Internacional de Hidroinformática teve destaque com a Web Rádio Água, projeto de comunicação que tem como objetivo reunir e disseminar informações e conteúdos sobre as temáticas água, energia e meio ambiente. O jornalista Willbur Souza apresentou a metodologia de atuação e os resultados obtidos pelo projeto, buscando ampliar a disseminação e participação da comunidade em toda a América Latina.

Ainda, durante o evento os participantes puderam conhecer detalhes da versão 2.1 do gvSIG. Mais robusta, a nova versão deve ser lançada oficialmente em dezembro, e ter uma série de melhorias. O destaque fica por conta da nova biblioteca de símbolos, que deve otimizar a produção de mapas.