Logo CIH

Banner Topo

Representantes de Toledo recebem capacitação em Geoprocessamento com ênfase em Cadastro Técnico Multifinalitário


O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) recebeu representantes de diversas áreas estratégicas do município de Toledo (PR) para uma capacitação em Geoprocessamento com ênfase em Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). O curso, com duração de três dias, foi ministrado pelo Analista Ambiental do CIH, Alisson Rodrigues Alves, e pela Engenheira Ambiental do CIH, Andressa Coutinho.

itaipu


Durante a capacitação, foram realizadas atividades de geoprocessamento utilizando ferramentas de software livre, como o gvSIG. Além disso, foram apresentados alguns conceitos técnicos relacionados a Gestão Territorial associada a Água, Energias Renováveis e Mobilidade, de expertise do CIH, por meio de geotecnologias e CTM. Ainda, para colocar em prática os ensinamentos da oficina, foi realizada uma visita técnica na Bacia do rio Mathias Almada, em Foz do Iguaçu.

O curso foi articulado como uma das ações do termo cooperação técnica firmado entre a prefeitura de Toledo e a Itaipu Binacional. Esse acordo prevê uma troca de experiências, em especial na área das energias renováveis, com destaque para o Biogás. Em Toledo está sendo implementado o Condomínio de Agroenergia Lajeado Grande, nos mesmos moldes do Condomínio de Agroenergia Sanga Ajuricaba, replicando o seu êxito.

O Assessor para Captação de Recursos e Relações Institucionais de Toledo, Luiz Carlos Balcewicz, destacou a relevância da transferência de conhecimento. “É importante melhorar o aproveitamento dos recursos humanos e tecnológicos disponíveis, e o CIH, com sua expertise e profissionais, está sendo muito importante para o município de Toledo”.