Logo CIH

Banner Topo

PTI é palco de testes de aeromodelo utilizado em imageamentos



Um objeto diferente foi visto no céu do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nesta terça-feira (11). Um aeromodelo foi utilizado para o imageamento territorial do local. Foi um ensaio para uma possível utilização do equipamento nos trabalhos de gestão de bacias hidrográficas e de geração distribuída de energia.

O teste foi acompanhado pela equipe do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e pelo superintendente de Energias Renováveis (ER.GB) da Itaipu, Cícero Bley Junior.

O aeromodelo foi fabricado com tecnologia suíça, pela empresa Geoagro, de Ribeirão Preto (SP). Ele voa com uma câmera fotográfica acoplada e um plano de voo previamente elaborado, controlado por computador.

 

“Este aeromodelo é uma nova ferramenta para obter imagens aéreas, com tecnologia superior às outras duas existentes até então: as imagens de satélite, que nem sempre conseguimos quando precisamos e tem alto custo, e a aviação convencional, que é muitas vezes inviável para pequenas áreas”, explicou o técnico Jonathan Gazaroli.

Esta tecnologia já é utilizada na agricultura de precisão, levantamento topográfico e monitoramento de safras..

 “Trata-se de uma evolução tecnológica que dá novas utilidades a um brinquedo, aeromodelo, que embarca tecnologia de informação e de imageamento, e se transforma em uma preciosa ferramenta de investigação territorial”, disse Cícero Bley Junior.