Logo CIH

Banner Topo

CENTRO INTERNACIONAL DE HIDROINFORMÁTICA (CIH) PARTICIPA DO XXII CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM (CONIRD)

Na primeira conferência do congresso, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, apresentou as ações da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, do Programa Cultivando Água Boa e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), colocando a hidrelétrica à disposição para contribuir com o setor em termos de inovação.

Itaipu também foi destaque na apresentação do superintendente de Energias Renováveis, Cícero Bley Jr., que abordou a conexão das energias do Biogás com a Agricultura Irrigada. Além disso, nas atividades de campo do evento, os participantes poderão conhecer 2 das 8 Unidades de Demonstração da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis: o Condomínio de Agroenergia do Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, e a Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu.

Dentro da oficina “Planos Diretores em Agricultura Irrigada”, o engenheiro ambiental do CIH, Rafael Gonzalez, mostrou detalhes dos sistemas desenvolvidos no Centro – por meio de tecnologias de software livre - e que podem auxiliar também na gestão de planos nas áreas de irrigação e drenagem.




Visita

No último dia do evento, os participantes realizaram uma visita técnica no Parque Tecnológico Itaipu, onde conheceram as ações de inovação e tecnologia desenvolvidas, além de terem a oportunidade de saber um pouco mais de perto o que é o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e também o Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIER-Biogás)

Além passearem pelas áreas da Unioeste e Unila, e assistirem um filme que apresenta de forma dinâmica o PTI, os visitantes foram apresentados as ações do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e do Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIER-Biogás).

Andressa Coutinho, Analista Ambiental do CIH, e Tânia Menegol, Analista de Laboratório do CIER-Biogás fizeram a apresentação das práticas e projetos do CIH e do CIER-Biogás para os visitantes do CONIRD. Os visitantes ainda fizeram à vista panorâmica pela Usina de Itaipu.