Logo CIH

Banner Topo

Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) participa da Latinoware 2012

Buscando exaltar uma de suas principais especialidades, que é o desenvolvimento de sistemas de geoprocessamento, o CIH montou uma estrutura de interação com os visitantes da Latinoware neste ano. A estrutura contou com uma TV Touchscreen onde os participantes puderam manusear com o toque todos os sistemas desenvolvidos pelo Centro.

Além disso, um sistema para cadastro dos participantes através de sua localização geográfica foi apresentando, servindo como um grande banco de dados dos visitantes, que, a partir dos dados cadastrados, passarão a receber informações e novidades sobre o CIH. Além das ferramentas de interação, foi realizada uma palestra no último dia do evento, que aconteceu na sexta-feira (19). O tema foi ‘Desenvolvimento de Sistemas de Mapas Interativos Utilizando Software Livre’, apresentada por Cesar Habby e Jônathan This. Os analistas de TI abordaram as ferramentas livres utilizadas no Sistema Webmaps de Gestão Territorial, que permite a visualização geográfica de dados espacializados existentes nos servidores do CIH e públicos.

Também no mesmo dia, aconteceu um Minicurso sobre ‘Geoprocessamento utilizando plataformas livres. MC4h’, apresentado por Luis Henrique Weiss, participante e colaborador da comunidade internacional de gvSIG.

"O evento serviu para que pudéssemos mostrar aos acadêmicos e outros participantes a importância de nosso Centro, e como funciona os softwares livres em nossas atividades desenvolvidas” ressaltou Cesar Habby, analista de sistema do CIH.

Centro Internacional de Hidroinformática

O Centro Internacional de Hidroinformática é um centro binacional, resultado da parceria entre a Itaipu Binacional e o Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO. Além de binacional, é um Centro de Categoria II da UNESCO, ou seja, suas atividades são chanceladas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O CIH tem como missão desenvolver soluções tecnológicas para Gestão Territorial, utilizando geotecnologia para o desenvolvimento de sistemas em software livre para Plataforma Web, com registro de informações em base de dados geográficos e mapas interativos aplicados a gestão integrada de Bacias Hidrográficas.