Logo CIH

Banner Topo

CIH PASSA POR INTEGRAÇÃO NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS


Assim como a ITAIPU, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) também é binacional, ou seja, conta com colaboradores e escritórios no Brasil e no Paraguai, com a proposta de executar projetos de forma integrada. Com o início da estruturação do grupo de desenvolvedores do lado paraguaio, a equipe de analistas de sistemas está compartilhando o conhecimento na área de desenvolvimento de sistemas, com os brasileiros transferindo todo o conhecimento acumulado e fornecendo todo o know-how sobre as soluções tecnológicas para Gestão Territorial.

Durante a estadia por aqui, os paraguaios conheceram a estrutura física, a parte de gerenciamento e configuração do servidor, mapeamento e banco de dados geográficos, e passaram a aplicar todo o conhecimento adquirido na criação de um programa teste. Todos os analistas brasileiros participaram da atividade, cada um compartilhando um pouco sobre sua área de competência. “O objetivo é o intercâmbio de conhecimento, trabalhar as duas equipes em conjunto, para conduzir os projetos remotamente, explicou Fagner Bitencourtt de Oliveira, Analista de Sistemas do CIH.


A programação orientada aos paraguaios é importante, pois visa o nivelamento dos procedimentos e ferramentas de geotecnologias utilizadas há alguns anos no lado brasileiro. De acordo com Roberto Kropff Gomez, essa integração, que já aconteceu durante a capacitação para Desenvolvimento Móvel com Google Android, favorecerá o desenvolvimento programas conjuntos entre lado brasileiro e lado paraguaio.