Logo CIH

Banner Topo

CÂMARA TÉCNICA IRÁ AVALIAR FERRAMENTAS DESENVOLVIDAS PELO CIH


O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) promove nesta quarta-feira (1º), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), uma Câmara Técnica para apresentar e debater os sistemas que desenvolve. A proposta do encontro é compor um corpo técnico de profissionais da área de tecnologia de informação e de meio ambiente da ITAIPU Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), para avaliação dos produtos e das tecnologias utilizadas nas ferramentas desenvolvidos pelo CIH.

itaipu


Os sistemas desenvolvidos pelo CIH, todos em software livre e acessíveis via web, são fundamentados no conceito do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), uma metodologia para o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias voltadas à gestão do território em sentido amplo.

Ao todo serão apresentados sete sistemas que possibilitam o registro e a visualização de dados de forma integrada e em escalas diferenciadas, viabilizando a elaboração de ferramentas para tomada de decisão, como relatórios e mapas.

Segundo Marcos Roque da Rosa, Analista de Sistemas do CIH, o encontro busca apresentar de forma geral as tecnologia e as estratégias de desenvolvimento adotadas pelo CIH. “A proposta é que este Corpo Técnico possa avaliar, questionar e sugerir melhorias para que possamos aprimorar o desempenho das nossas ferramentas”, afirmou.

De acordo com Rafael González, Engenheiro Ambiental do CIH, a ideia é que este seja apenas o primeiro encontro deste Corpo Técnico formado. “Essa é nossa primeira iniciativa. Esperamos que os debates sejam produtivos porque nossa pretensão é que essas avaliações façam parte da rotina de desenvolvimento dos nossos sistemas”, comentou.

por Willbur Rogers de Souza, jornalista Web Rádio Água.

tb voltar