Logo CIH

Banner Topo

MODELAGEM SOIL WATER ASSESSMENT TOOL (SWAT)

img agua sustentabilidade1
img monitoramentoparticipativo2

O projeto Modelagem SWAT têm como objetivo analisar as condições hidrológicas da bacia hidrográfica do rio Toledo (Paraná) e a identificação de poluentes da produção suinícola, atividade predominante na bacia. Dos modelos disponíveis, o SWAT é considerado como um dos mais indicados para prever os efeitos do uso e manejo da terra na produção de sedimentos, água e químicos em bacias hidrográficas, especialmente em bacias sem histórico de monitoramento.

SWAT significa “Ferramenta de Avaliação de Solo e Água” (na tradução), um modelo desenvolvido pela USDA Agricultural Research Service (ARS). O projeto foi desenvolvido para a previsão das práticas de gestão do solo que interferem diretamente sobre a água, avaliando aporte de sedimentos e agrotóxicos na bacia hidrográfica.

As ferramentas e técnicas pertinentes a modelagem, podem simular situações que facilitam o entendimento de um evento extremo, como secas, inundações e carga de poluentes nos corpos d'água. Desta maneira, pode-se criar procedimentos de prevenção a diversas situações, afim de prover recursos necessários a correta tomada de decisão e definição de estratégias para mitigar os impactos simulados.