Logo CIH

Banner Topo

ÁGUA PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (WPA)

img agua sustentabilidade1
img monitoramentoparticipativo2

O projeto Água para a Sustentabilidade Ambiental (WPA) esta centrado na melhoria da gestão integrada de recursos subterrâneos e a remediação de alterações provocadas pelos efeitos de mudanças climáticas. O WPA estabelece as melhores práticas em resposta a variabilidade climática e seus impactos nos recursos hídricos.

O objetivo do projeto, que é desenvolvido pelo Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO e executado pela equipe do CIH em parceria com a Universidade de Modena & Reggio Emilia (Itália), é analisar a vulnerabilidade dos aquíferos, utilizando medidas de adaptação para remediar os impactos de atividades humanas nas águas subterrâneas, considerando as alterações de clima e estabelecendo metodologias para avaliar os benefícios ambientais e econômicos da proteção das águas subterrâneas.

O projeto analisa a situação das águas subterrâneas que estão sob a bacia hidrográfica do rio Toledo, nos município de Toledo – Paraná, em uma região central ao Aquífero Guarani.

De acordo ao projeto WPA, o estudo nesta bacia hidrográfica, analisa a interação superfície e subsuperfície, utilizando o modelo hidrológico CATHY (Catchment Hydrology Model). Os resultados do modelo podem dar indícios de que as águas subterrâneas estão sob ameaça das atividades humanas e também da alteração do clima, pois possibilita a criação cenários diferenciados de clima (temperatura e precipitação). Assim, fornece aos usuários desta bacia hidrográfica, uma interpretação da variação de nível das águas subterrâneas, indicando medidas que possam mitigar este processo de variação ou até mesmo de escassez da água.