Logo CIH

Banner Topo

MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DE RIOS

img monitoramentoparticipativo1
img monitoramentoparticipativo2

O projeto Monitoramento Participativo de Rios, desenvolvido pelo Programa Cultivando Água Boa (CAB) da ITAIPU Binacional em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), vem sendo executado por meio do CIH, abrangendo um arranjo organizacional com instituições de ensino, órgãos ambientais, prefeituras, empresas regionais e comitês de bacias da região hidrográfica Paraná 3.

O projeto tem como objetivo monitorar a qualidade da água dos rios da Bacia do Paraná 3 que desaguam no reservatório de ITAIPU. Desenvolvido a partir de uma uma metodologia de avaliação integrada da qualidade da água de rios, utilizando bioindicadores (macroinvertebrados bentônicos). Nele, a água dos rios é monitorada por pessoas das microbacias e dos municípios que se voluntariam no projeto com o intuito de diagnosticar a qualidade da água daquele rio e também de propor medidas que melhore sua condição ambiental.

Para tanto, o projeto conta com uma ferramenta de tecnologia da informação – o Sistema de Monitoramento Participativo de Rios – um sistema web que armazena os dados de monitoramento de rios levantados pelas comunidades participantes, permitindo a sua livre visualização geográfica, incentivando a disseminação do conhecimento dos dados gerados, mobilizando a população quanto as questões socioambientais e a tomada de decisões para melhoria da condição ambiental da região.



Imagens do projeto



Sistema Monitoramento Participativo